A Relação Mãe - Bebé

 

        Nos primeiros tempos de vida, reconhecidamente decisivos para a formação de múltiplos aspectos da nossa personalidade, grande parte da aprendizagem da criança verifica-se no plano do desenvolvimento social e afectivo. Aquela aprende a interagir com os outros e forma laços afectivos e pessoais. O desenvolvimento e a socialização constituem processos que, desde o início da vida, dependem um do outro e não se dão separadamente.

         Com o corte do cordão umbilical termina uma ligação física muito íntima em relação à mãe e começa e desenvolver-se uma ligação emocional e afectiva cuja qualidade terá forte impacto na adaptação à realidade, sobretudo no plano do relacionamento interpessoal. A mãe é, nos primeiros tempos de vida, o elemento central do universo social e afectivo da criança e aquele com o qual, habitualmente, estabelece uma vinculação bastante forte.

        A relação mãe-bebé (ou entre uma figura materna e o recém-nascido) é a primeira forma de socialização e tem consequências duráveis e importantes do ponto de vista social e emocional. A vinculação é o laço afectivo especial que se desenvolve entre o bebé e a pessoa que dele cuida (normalmente a mãe é a primeira pessoa a cuidar do bebé) e que lhe dá segurança emocional e conforto.

        Segundo Freud, o apego ou vinculação à mãe deriva do facto de ela estar associada à redução de necessidades e tensões fisiológicas como a fome, a sede e a dor. Segundo os behavioristas, a vinculação à mãe também deriva da satisfação das necessidades fisiológicas.

        Esta interpretação fisiológica da vinculação foi contestada por uma série de observações laboratoriais com macacos Rhesus desenvolvida por Harlov. Notou que, apesar da “mãe de arame” ser a única a dar alimento, os pequenos macacos não estabeleceram um vínculo com ela, mas com a mãe de tecido felpudo. Era junto desta que passavam a maior parte do tempo e junto dela que procuravam refúgio e conforto quando algo os assustava. Aproximavam-se da mãe de arame somente quando tinham fome.

        Segundo Bowbly, a ruptura do laço afectivo e emocional com a mãe (ou uma figura materna) nos primeiros anos de vida tem graves repercussões no desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança, estando na raiz de perturbações comportamentais, de insegurança e de insociabilidade. Para este psicanalista de crianças o medo do desconhecido era a base da vinculação. Perdido o vínculo, esse medo reaparece e dá origem a desequilíbrios comportamentais.

        Estudos recentes conduzidos por Schaffer, embora não neguem a importância das primeiras experiências afectivas, consideram que a concepção de Bowbly era excessivamente determinista. A nossa personalidade não é determinada de uma vez para sempre por experiências iniciais emocionalmente difíceis pelo simples facto de serem as primeiras e há um longo percurso afectivo à nossa frente. Além disso a “mesma “ experiência traumatizante pode ter resultados ou consequências diversas. A ideia reinante actualmente é de que os efeitos de privação temporária e mesmo da ausência total (nunca terem tido) do afecto materno soa, geralmente, reversíveis se construirmos outros vínculos duradouros.
 



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