Desenvolvimento do Adulto e do Trabalho
 
Riverin-Simard (1984) interessou-se pelo estudo do curso da vida profissional dos adultos, utilizando a abordagem dos ciclos de vida. Uma das principais conclusões da investigação levada a cabo por Riverin-Simard é a de que, durante a sua vida profissional, o adulto vive estados de permanente questionamento. “Os momentos de questionamento não são momentos de excepção na vida adulta; pelo contrário, situam-se constantemente no centro quotidiano da vida no trabalho” (p. 148).
Assim, são apresentados três grandes períodos durante a vida profissional: 1) o primeiro é o período de entrada e exploração no mundo do trabalho, onde o indivíduo se dá conta da grande distância existente entre as aprendizagens escolares e as que são requeridas para a prática profissional (20-35 anos); 2) o segundo período é caracterizado pelo processo reflexivo do indivíduo acerca do seu percurso profissional ajudando-o a definir o seu próprio caminho pessoal (35-50 anos); 3) no terceiro período o adulto procura criar as condições para uma retirada proveitosa do mundo trabalho.
Ao longo destes três períodos, o adulto vai atravessando nove etapas que se alternam segundo um ciclo de questionamento e estabilização: a vida adulta é, pois, caracterizada por um constante dinamismo.
7ª idade - adulto: dos 35 anos aos 65 anos, segundo Erikson.
O conflito típico desta idade é Generatividade vs. Estagnação. O termo generatividade foi criado por Erikson e designa o comprometimento do adulto em relação ao futuro e à nova geração. A afirmação pessoal do adulto é desenvolvida através das preocupações com os jovens, o seu bem-estar e o desejo de contribuir para um mundo melhor.
No entanto, se em vez de desenvolver actividades que considera produtivas e úteis aos outros, o adulto se preocupa apenas consigo próprio, a sua vida caracteriza-se pela estagnação.
As virtudes adquiridas neste estádio são a produção e a ajuda aos outros.
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             Ciclo Ocupacional  | 
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             Idade  | 
            
             Super  | 
            
             Havighrurst  | 
        
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             0  | 
            
             1. Estádio de crescimento (nascimento-14 meses)  | 
            
             
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             5  | 
            
             
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             1. Identificação com um trabalhador (5-10)  | 
        
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             10  | 
            
             
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             2. Aquisição dos hábitos básicos da indústria (10-15)  | 
        
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             15  | 
            
             2. Estádio da exploração (15-24)  | 
            
             3. Aquisição da identidade como trabalhador na estrutura ocupacional (15-25)  | 
        
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             25  | 
            
             3. Estádio de estabelecimento (25-44)  | 
            
             4. Torna-se uma pessoa produtiva (25-40)  | 
        
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             40  | 
            
             
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             5. Manter uma sociedade produtiva (40-70)  | 
        
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             45  | 
            
             6. Estádio de manutenção (45-65)  | 
            
             
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             65  | 
            
             7. Estádio de declínio (+65)  | 
            
             
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             70  | 
            
             
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             6. Contemplar uma vida produtiva e responsável (+70)  | 
        
Artigos
Inconsciente: Freud versus Jung
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A maternidade causadora de transtornos psicológicos a partir da infância
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