Níveis e Estádios do Desenvolvimento Moral
Desenvolvimento moral- perspectiva piagetiana |
|
No estádio de moral heterónoma: |
No estádio de moral autónoma: |
· A criança submete-se a regras que considera como sagradas e intangíveis. |
· A criança baseia a moralidade na cooperação e reciprocidade das relações definindo as regras de modo autónomo. |
· A moralidade de um acto é determinada pelas suas consequências materiais, a motivação, a intenção e as circunstâncias não são tidas em conta. |
· Trata-se de moralidade de cooperação ou moralidade da reciprocidade. |
· Trata-se de realismo moral, na medida em que os julgamentos são feitos numa base objectiva e quantificável. |
· As regras morais a que se reporta são aquelas que compreende e que interiorizou, considerando que elas são modificáveis em função das necessidades humanas e do contexto da situação. |
· Um comportamento é considerado “bom” se está conforme às regras estabelecidas e não acarreta punição. |
· A moralidade de um acto é avaliada em função dos motivos, das intenções e das circunstâncias e não das consequências materiais. |
|
· As sanções reconhecidas pela criança são aquelas que implicam a reciprocidade, implicando a reparação da falta e a tomada em consideração das consequências do seu acto, colocando-se na perspectiva do outro. |
Factores de desenvolvimento:
- Desenvolvimento cognitivo;
- Relação com os outros: adultos e amigos.
Estratégias para a promoção do desenvolvimento moral:
- Discussão e análise em grupo de dilemas morais;
- Acção-reflexão;
- Intervenção a nível dos contextos de vida, nomeadamente a escola.
Artigos
Inconsciente: Freud versus Jung
—————
A maternidade causadora de transtornos psicológicos a partir da infância
—————