Sistema nervoso
Na interacção organismo-meio estão envolvidas várias estruturas ou mecanismos.
Os mecanismos de recepção permitem receber informações ou estímulos. Há dois: os órgãos sensoriais ou receptores e os nervos sensoriais ou aferentes
Os mecanismos de conexão ou de processamento têm como funcionamento conduzir, interpretar e sobretudo coordenar e elaborar respostas aos estímulos. Estas funções são da competência do sistema nervoso
Os mecanismos efectores ou de resposta concretizam as ordens dadas pelos mecanismos de conexão. As respostas são de dois tipos: musculares e glandulares. Os músculos e as glândulas são os órgãos efectores ou de reacção (além dos nervos motores ou eferentes).
O sistema nervoso é a base ou suporte biológico de todos os nossos comportamentos e processos mentais (pensamentos, sentimentos, emoções,..).
O sistema nervoso é uma complexa e organizada rede de comunicação constituída por neurónios e nervos que enviem e recebem mensagens regulando as funções do organismo, comportamentos e processos mentais de diferente grau de complexidade. As suas grandes dividões são o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. A primeira grande divisão é constituída pelo encéfalo e pela medula espinal. A segunda grande divisão é composta pelo sistema nervoso somático e pelo sistema nervoso autónomo.
Artigos
Inconsciente: Freud versus Jung
—————
A maternidade causadora de transtornos psicológicos a partir da infância
—————