Período Pré-natal e nascimento
Fecundação:
Processo pelo qual as células sexuais se fundem para criar uma única célula – ovo ou zigoto, que após divisões sucessivas se vai transformar num bebé.
Óvulo – célula sexual feminina – quando a mulher nasce já traz nos ovários todas as células precursoras dos óvulos (400 000).
Ovulação – libertação de um óvulo maduro (1 por ciclo, ou mais) do ovário - ocorre desde a menarca até à menopausa, mais ou menos do cicloo menstrual.
Ciclo menstrual vai desde o primeiro dia da menstruação até ao último dia antes da menstruação seguinte.
Espermatozóides – células sexuais masculinas, produzidas nos testículos (milhões por dia), líquido seminal, durante a ejaculação.
Ovo resultante com informações para “construir” o novo sujeito (metade cromossomas da mãe e metade dos cromossomas do pai).
O novo ser é o resultado da conjugação da informação genética da mãe com a informação genética do pai em interacção com o meio ambiente.
Após a fecundação, e nidação (fixação do ovo à parede do útero) começam a desenvolver-se várias estruturas dentro do útero materno (gravidez):
· Embrião (feto),
· Placenta
· Cordão umbilical,
· Saco amniótico.
Gravidez
Gravidez – Início, término e duração
Desenvolvimento pré-natal:
Tal como o desenvolvimento posterior, faz-se de acordo com 2 princípios: céfalo-caudal e próximo distal.
· Princípio cefalo-caudal: desenvolvimento ocorre da cabeça para a parte inferior do corpo – cabeça desenvolve-se mais cedo do que os membros.
Ex.: no estádio pré-natal, primeiro forma-se a cabeça, depois os braços e por último as pernas adquire
· Princípio próximo-distal: desenvolvimento ocorre das partes próximas do centro para a periferia – cabeça e tronco desenvolvem-se antes dos membros, e estes antes dos pés e mãos.
3 fases : germinal, embrionária e fetal
Fase germinal: primeira e segunda semanas – rápida divisão celular, maior complexidade, viagem ao longo da trompa uterina e fixação na parede do útero
Fase embrionária: segunda à oitava semanas – desenvolvimento dos órgão e principais sistemas corporais (respiratório, digestivo e nervoso). Esta é a fase que o embrião se encontra mais vulnerável a influências do ambiente pré-natal e os embriões com defeitos graves originam abortos espontâneos.
Fase fetal: oitava semana até ao nascimento – aparecimento das primeiras células ósseas (crescimento acelerado e complexificação dos sistemas de órgãos). Começam a registar-se movimentos, “não são passageiros passivos”: dão pontapés, viram-se, soluçam chupam no polegar (observado através de ecografias).
Artigos
Inconsciente: Freud versus Jung
—————
A maternidade causadora de transtornos psicológicos a partir da infância
—————