Desenvolvimento e adaptação
O desenvolvimento intelectual ocorre mediante a interacção activa com o mundo.
As crianças são seres curiosos e automotivados para a exploração e descoberta dos objectivos, aprendem interagindo com estes.
O desenvolvimento intelectual é um processo.
A inteligência desenvolve-se através de estádios, não nascemos com conhecimentos mas com necessidade de conhecer. A inteligência modifica-se qualitativamente de um estádio para outro.
Cada indivíduo constrói por necessidade e curiosidade a sua compreensão da realidade.
Mediante a interacção com o mundo dos objectos construímos as estruturas mentais que tornam possível a resolução de problemas e as respostas aos desafios que o meio coloca.
Que estruturas construímos?
Esquemas: um esquema é uma representação interna de uma acção física ou mental.
É a unidade básica do comportamento inteligente tornando possível a interacção com a realidade e a sua compreensão.
Nascemos com alguns esquemas de acções reflexas como sugar ou agarrar e mais tarde desenvolvemos esquemas mentais simbólicos. O desenvolvimento dos esquemas implica tornarem-se mais complexos e versáteis de modo a que a nossa adaptação à realidade seja cada vez mais bem sucedida.
Operações: são estruturas mentais do tipo qualitativamente superior que permitem a compreensão de regras complexas acerca do modo como o meio funciona. As operações são capacidades lógicas que se referem a realções ou concretas ou abstractas entre esquemas.
Como as construímos?
Artigos
Inconsciente: Freud versus Jung
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