Factores explicativos do desenvolvimento
Os factores explicativos do desenvolvimento cognitivo são:
1. A hereditariedade e a maturação física – Piaget refere-se a mudanças biologicamente determinadas no desenvolvimento físico e neurológico que ocorrem de forma relativamente independente em relação às experiências.
2. A experiência – Por ela entende Piaget, não o simples registo passivo dos dados da experiência, mas sim a actividade do sujeito sobre os objectos – física e mental – que permite distingui-los e organizá-los. Através dessa actividade dá-se a formação de estruturas ou de esquemas que possibilitem a acção e a compreensão da realidade.
3. A transmissão social – Piaget refere-se ao processo através do qual somos influenciados, não pela nossa actividade própria, mas pelo contexto social, pela observação dos outros e pela educação.
4. A equilibração – Cada novo estádio define-se pelo surgimento de novos esquemas e estruturas ou de estruturas e esquemas mais complexos. A equilibração – conceito a explicitar no próximo ponto – assegura formas de equilíbrio cada vez mais estáveis na adaptação ao meio.
Para Piaget o desenvolvimento cognitivo implica que a actividade do sujeito na interacção com o meio responda aos desiquilíbrios cognitivos procurando atingir um estado de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, mecanismos de adaptação ao meio.
Artigos
Inconsciente: Freud versus Jung
—————
A maternidade causadora de transtornos psicológicos a partir da infância
—————