Princípios gerais da teoria de Piaget

 

1. O desenvolvimento intelectual implica mudanças qualitativas.

        A criança não é um adulto em miniatura, dotado do mesmo equipamento básico, mas com menos aptidões ou com aptidões menos desenvolvidas. Para Piaget há uma diferença entre o adulto e a criança quanto ao modo de funcionamento intelectual.

2. O conhecimento é uma construção activa do sujeito.

        O desenvolvimento cognitivo não consiste na recepção passiva da informação proveniente do meio nem na pura e simples actualização de um potencial genético na aplicação de estruturas e esquemas dados à priori. O construtivismo de Piaget supera quer o empirismo quer o inatismo. Exceptuando alguns esquemas reflexos simples, o que há de inato em nós? A necessidade de conhecer, ou seja, de adaptação ao meio. Conhecer é construir estruturas que possibilitem tal adaptação. Como se formam essas estruturas? Mediante a actividade do sujeito no confronto com o meio. Construtivismo significa assim que, tendo em conta o processo de maturação, construímos a nossa compreensão da realidade. É uma perspectiva interaccionista.

3. O desenvolvimento cognitivo é descontínuo, qualitativamente diferenciado, processando-se ao longo de momentos distintos denominados estádios.

        Segundo Piaget, pensamos e raciocinamos de forma qualitativamente diferente em diferentes fases do desenvolvimento intelectual. Todos percorremos uma sequência estruturalmente invariante de quatro períodos qualitativamente distintos, ou seja, não podemos saltar estádios ou passar por eles numa ordem diferente. Não obstante, pode variar a idade em que atingimos cada estádio.

        A organização do desenvolvimento segundo estádios significa que a ordem da progressão não varia e que todos os seres humanos seguem uma previsível série de transformações.


Contatos

Segredosdapsicologia


Artigos

13-12-2009 15:53

Inconsciente: Freud versus Jung

  Devido às suas descobertas, Freud foi nomeado “Pai da psicanálise”, sendo a principal fonte foi a origem do inconsciente. Ao longo de sua trajetória de estudos sobre o assunto, houve conflitos referentes a idéia original. Gerando polêmicas, mas também proporcionando grande avanço para a...

Ler mais

—————

12-05-2008 21:15

A maternidade causadora de transtornos psicológicos a partir da infância

A maternidade causadora de transtornos psicológicos a partir da infância Carolina Cristina Careta carolina_careta@hotmail.com Estudante de psicologia e escritora. Membro do Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro e da AILA (Academia Infantil de Letras e Artes) na cidade de Jundiaí, Brasil. Colunista do...

Ler mais

—————