Desenvolvimento ao longo da Idade Adulta

 

        A compreensão da idade adulta passa pela abordagem de alguns modelos teóricos.

        O período da idade adulta caracteriza-se pela estabilidade, onde se ajustam capacidades, atitudes e habilidades anteriormente apreendidas. A vida diária do adulto resulta da aplicação de todas essas competências adquiridas ao longo da vida.

        De um modo geral, todos os autores fazem referência às etapas de desenvolvimento ao longo da vida, ou seja, ao ciclo vital.

        Dos diversos modelos defendidos por os investigadores podemos apresentar quatro modelos básicos:

  • Teórico – empírico de Levinson;
  • Teórico – clínico de Havighurst;
  • Motivacional de Huberman;
  • Psicossocial de Erikson.

        A teoria educativa foi abordada por vários investigadores que defenderam concepções diferentes do modo como evolui o comportamento do ser humano.

  1. Watson, pai do Behaviorismo, supunha que o comportamento dependia mais das influências do meio do que de factores biológicos.
  2. Piaget, defende que as crianças se desenvolvem por meios distintos de pensamentos à medida que progridem em direcção a um modo de pensar adulto.
  3. Kohlberg defende que o juízo moral é um elemento que influencia o desenvolvimento cognitivo geral.

        Estas teorias podem ser aproveitadas para compreender o desenvolvimento e aprendizagem do adulto, ainda que fiquem um pouco distantes da realidade.

 De qualquer forma podemos tirar duas conclusões importantes:

  1.  O final da adolescência não parece que seja o fim do desenvolvimento das capacidades cognitivas, o homem como ser aprendente pode aumentar as suas capacidades por muito mais tempo.
  2. O conhecimento do indivíduo é fortemente influenciado pelo meio envolvente.

 

OS MODELOS DE DESENVOLVIMENTO

 

MODELO TEÓRICO EMPÍRICO DE LEVINSON

        Levinson apresenta 4 etapas para o desenvolvimento humano: 1ª Pré- adultez, 2ª Adultez recente, 3ª Adultez intermédia e 4ª Adultez tardia.

        Para além destas etapas, Levinson considerou fases intermédias entre cada uma delas e descreveu as transições e alterações ocorridas.

 

 MODELO TEÓRICO CLÍNICO DE HAVIGHURST

        Define três etapas de desenvolvimento na idade adulta: Juventude, Idade madura e Segunda maturação. Para cada uma das etapas são descritos os problemas com que se debatem os indivíduos. A superação destes problemas leva o indivíduo a integrar-se socialmente, ser saudável ou passar pelo processo de maturação.

 

MODELO TEÓRICO MOTIVACIONAL DE HUBERMAN

        Considera que as motivações dos adultos se desenvolvem em 6 etapas: 1ª Concentração na própria vida, 2ª Concentração nas próprias energias, 3ª Confiança e valorização pessoal, 4ª Manutenção da posição alcançada, 5ª Pensamento na reforma, 6ª Aumento da desconexão. Para cada uma das etapas que começam a partir dos 18 anos o autor faz uma descrição dos comportamentos típicos do indivíduo e das suas preocupações.

 

MODELO TEÓRICO PSICOSSOCIAL DE ERIKSON

         A teoria de Erikson refere-se à construção da identidade pessoal. Embora influenciado por Freud a sua doutrina assenta na ideia de que o percurso existencial de cada indivíduo gira em torno da construção de um sentimento de identidade.

        Erikson centra os seus estudos em indivíduos saudáveis, sendo apologista da teoria dos estádios e a existência em cada um destes de uma crise psicossocial ou conflito, ao interrogar-se sobre a sua identidade em cada um dos estádios alcança uma resposta diferente. Em cada estádio os indivíduos devem cumprir uma tarefa diferente para transitarem para o estádio seguinte.

        A 6ª, 7ª e 8ª idade a que o autor faz referência, jovem adulto, adulto e idoso, respectivamente são as fases que nos interessa estudar para compreender    melhor a EA. Para cada uma destas fases são descritos os conflitos com que se debatem os indivíduos e a forma como os podem resolver.

  

        Qualquer um destes modelos não deixam de se apresentar como teorias que ajudam a compreender algumas das situações da vivência diária e do convívio com os adultos que regressam à Escola. Mas considero que mais importante que as explicações teóricas é procurar conhecer a história de vida que cada aluno trás consigo e que muitas vezes permite compreender a forma como encara as situações mais simples do processo ensino aprendizagem.


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