Desenvolvimento moral

   

Dilema 1:

        Um menino parte acidentalmente doze pratos quando estava a ajudar a mãe a pôr a mesa. Outro menino parte um só prato, quando foi ao armário buscar uma goludice.

        Qual destes dois meninos se portou pior? Porquê?

        Qual deverá ser o castigo de um e outro?

   

Avaliação do dilema 1

No estádio da moral heterónoma:

No estádio da moral autónoma:

A moralidade de um acto é avaliada a partir das consequências materiais.

 

- O primeiro menino fez pior porque partiu 12 pratos.

A moralidade de um acto é avaliada a partir das intenções.

 

- O segundo menino fez pior porque o primeiro tinha uma boa intenção: estava a ajudar a mãe a pôr a mesa.

 

 

Dilema 2:

 

        Os pais de dois irmãos foram sair, tendo encarregando o irmão mais velho, Paulo, de tomar conta do irmão mais novo, Francisco.

        Durante a ausência dos pais, o Francisco portou-se mal, tendo feito diversas asneiras.

        O que deverá fazer o Paulo, quando os pais regressarem e lhe perguntarem como se passaram as coisas? Porquê?

 

Avaliação do dilema 2

No estádio da moral heterónoma:

No estádio da moral autónoma:

A criança considera como único padrão de justiça a autoridade parental.

 

- Tem que contar toda a verdade aos pais! Não pode mentir.

A criança considera que a justiça adquire um estatuto autónomo relativamente à autoridade adulta, implicando a tomada em consideração das circunstâncias.

 

- Pode não contar tudo aos pais se tudo tiver acabado bem ou se o irmão prometer não tornar a fazer!

 

Dilema 3:

        Na Europa, uma mulher estava às portas da morte devido a um tipo específico de cancro. Existi um medicamento que, na opinião dos médicos, talvez a pudesse salvar. Era um derivado de rádio que um farmacêutico tinha descoberto recentemente. A fabricação do medicamento era bastante dispendiosa, porém o farmacêutico estava a pedir dez vezes mais do que o custo real do medicamento. A substância química custava 200 dólares e ele pedia 2000 por uma pequena dose.

        O marido da senhora doente, Heinz, pediu dinheiro emprestado a todas as pessoas que conhecia. No entanto, só conseguiu juntar cerca de 1000 dólares, o que era metade do dinheiro necessário.

        Heinz disse ao farmacêutico que a sua esposa estava a morrer e pediu-lhe para lhe vender o medicamento por um preço mais baixo ou para consentir que ele lhe pagasse mais tarde. Porém a resposta foi: “Não, eu descobri o medicamento e agora vou ganhar muito dinheiro com ele.”

        Por este facto, Heinz ficou tão desesperado que assaltou a farmácia para roubar o medicamento que podia curar a sua mulher.

1.    Será que Heinz devia ter feito o que fez?

2.    Na realidade, o que ele fez foi correcto ou incorrecto? Porquê?

 

  

Ideia central:

 

        As pessoas não podem ser rotuladas com categorias morais (honesto, batoteiro, etc.), mas o carácter moral é algo que se desenvolve.

         A moralidade é sobretudo um “assunto da razão”: a pessoa mais desenvolvida do ponto de vista moral é a que constrói a ideia de princípios éticos prescritivos e universais, por um lado e, por outro, regula o seu comportamento moral por intermédio desses princípios.

        O desenvolvimento moral ocorre segundo uma sequência de estádios universais, independentemente da cultura, sub-cultura, continente ou país.


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