Piaget e o Construtivismo
O construtivismo defende a ideia de que o comportamento e o desenvolvimento da inteligência resultam de uma construção progressiva do sujeito em interacção com o meio físico e social. Por isso, esta doutrina também tem o nome de interaccionismo.
Para Piaget o nosso desenvolvimento intelectual não depende exclusivamente do meio. Nega-se assim a concepção behaviorista. Nega-se também a concepção gestaltista porque esta dá muito pouco importância ao papel do meio (o Gestaltismo defende que a nossa relação com o meio é determinada por estruturas inatas ou potencialidades genéticas e não pela interacção entre essas estruturas e o meio). Este psicólogo suíço não é nem partidário do empirismo nem do inatismo. É construtivista porque afirma que o individuo, mediante as suas acções sobre o meio, tem um papel na construção do conhecimento e da sua personalidade. É interaccionista porque defende que o desenvolvimento intelectual e moral é obra do sujeito nas suas interacções com o meio físico e social. Um dos grandes contributos de Piaget é precisamente o de ter chamado a atenção para a interacção, para a acção recíproca entre factores endógenos (do sujeito) e exógenos (do meio). Devemos-lhe também um novo conceito de comportamento que actualmente é amplamente partilhado. O comportamento é uma resposta que varia em função da interacção entre a personalidade do sujeito e a situação. A relação sujeito-meio tem um carácter dinâmico (o sujeito não é passivo, não é simples produto do meio).
Somos, com o património genético herdado e a maturação orgânica como pano de fundo, o produto da interacção entre a nossa personalidade e o meio. Nem a personalidade é um dado nem a situação é puramente objectiva.
O construtivismo de Piaget é uma superação do empirismo dos behavioristas e do inatismo dos gestaltistas:
Considera que as estruturas que nos permitem conhecer e interpretar o mundo são retiradas da experiência. |
Considera que as estruturas perceptivas que organizam a experiência do meio já estão pré-formadas. |
Artigos
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