A Personalidade

 

        Personalidade é a totalidade dinâmica, única e irrepetível cuja singularidade designa um modo particular relativamente constante de agir, pensar e sentir resultante da integração e apropriação ao longo da vida de influências hereditárias, ambientais e do significado que atribuímos às experiências que vivemos.

 

O conceito de personalidade

A personalidade é:

  • Uma estrutura, uma totalidade dotada de organização e não uma simples acumulação de diversos aspectos;
  • Um processo, uma construção activa que se realiza na interacção entre factores biológicos, ambientais (culturais e educativos) e individuais (o modo como cada um vive e assimila as suas experiências);
  • Uma estrutura activa dotada de consistência, é uma maneira singular e relativamente constante de comportamento, de resposta às situações. Por isso é um padrão psíquico e comportamental. Torna, em certa medida, previsível a interacção social de um determinado indivíduo.

 

Os factores gerais da personalidade:

        Quando se trata de saber por que razão os indivíduos diferem quanto à sua personalidade, três factores devem ser tidos em conta: o potencial genético (a estrutura hereditária básica), a influência do meio e o significado que cada indivíduo atribui às suas experiências.

        A personalidade é um cruzamento de influências hereditárias e ambientais que, em certa medida, são interpretadas por nós, isto é, assimiladas de acordo com o significado que atribuímos às nossas experiências pessoais.

        As vivências pessoais com os “outros significativos” (familiares, amigos, colegas) e no seio dos diversos grupos e instituições que de forma temporária ou durável integramos contribuem para formar positiva e negativamente a personalidade. Carências afectivas e amor, êxitos e fracassos, acidentes e perdas são vivências que, de acordo com o modo como cada um de nós reage a elas, podem moldar a personalidade de um indivíduo e tornar harmonioso ou conflituoso o seu desenvolvimento e estruturação.

       A personalidade não é construída em absoluto, independentemente da cultura, uma vez que existem traços de personalidade comuns aos indivíduos pertencentes ao mesmo ambiente sociocultural. A personalidade diferencia os indivíduos, mas devemos ter em conta um património genético específico e elementos culturais comuns transmitidos pelos agentes socializadores.

 

A teoria freudiana da personalidade

        A constituição da personalidade de cada indivíduo é determinada, em grande parte, pelo modo como se dá a relação entre o princípio de prazer e o princípio de realidade. O impulso sexual, melhor dizendo, a vivência da sexualidade, desempenha um papel importante na formação da nossa personalidade. De tal modo assim é que, numa perspectiva psicodinâmica, a evolução da personalidade corresponde a um desenvolvimento psicossexual.

        Esse desenvolvimento divide-se em vários estádios, denominados segundo os órgãos ou zonas do corpo que são fontes de prazer erótico. Os primeiros anos de infância – os três primeiros estádios – determinarão aquilo que o indivíduo será, ou seja, as características principais da personalidade, estabelecem-se na fase em que o meio familiar é a fonte de prazer, de segurança, dos modelos comportamentais, mas também o lugar de conflito, frustração e traumas decisivos.

        A constituição de uma personalidade equilibrada exige a ultrapassagem positiva de cada um destes estádios infantis do desenvolvimento. Isso implica que não se verifique a fixação em nenhum deles.

        A fixação bloqueia o desenvolvimento psicossexual, daí resultando diversas desordens e perturbações comportamentais e quanto mais intenso for menor o nosso grau de maturidade quanto adultos.


Contatos

Segredosdapsicologia


Artigos

13-12-2009 15:53

Inconsciente: Freud versus Jung

  Devido às suas descobertas, Freud foi nomeado “Pai da psicanálise”, sendo a principal fonte foi a origem do inconsciente. Ao longo de sua trajetória de estudos sobre o assunto, houve conflitos referentes a idéia original. Gerando polêmicas, mas também proporcionando grande avanço para a...

Ler mais

—————

12-05-2008 21:15

A maternidade causadora de transtornos psicológicos a partir da infância

A maternidade causadora de transtornos psicológicos a partir da infância Carolina Cristina Careta carolina_careta@hotmail.com Estudante de psicologia e escritora. Membro do Grêmio Cultural Prof. Pedro Fávaro e da AILA (Academia Infantil de Letras e Artes) na cidade de Jundiaí, Brasil. Colunista do...

Ler mais

—————